Atendimento veterinário em domicílio melhor para o tutor e o animal

Os cuidados com os animais devem ser constantes, e quem tem um amigo de quatro patas sabe o quão importante são as visitas ao médico veterinário e a manutenção da saúde dos pets, afinal, são considerados parte da família e atender o animal no conforto do lar é o desejo da grande maioria aumentando a possibilidade de dar toda a atenção necessária à saúde dos pets, o serviço de veterinário em domicílio chega como um salvador de vidas para os proprietários.

A médica veterinária Raiane Leite da Rural Pet Shop em Santa Maria de Jetibá, ES explicou que além da praticidade de poder dar os cuidados mais básicos ao seu pet, o atendimento veterinário em domicílio trás bem menos atrito porque o animal de estimação está em seu ambiente de conforto e segurança e também pode ser útil em outros casos, ajudando a solucionar problemas diversos que preocupam quem tem um amigo de quatro patas como parte da família.

“O atendimento domiciliar proporciona ao Médico Veterinário atuar não apenas sobre a saúde do animal, mas também sobre a sanidade do ambiente e a saúde de toda a família, com orientações direcionadas, necessárias a cada caso em particular”.

Gatos, cães muito grandes ou muito bravos, são exemplos de animais que necessitam do atendimento domiciliar devido à dificuldade encontrada em transportá-los.

“No atendimento médico veterinário em casa o tutor decide qual o horário de atendimento, sendo possível dentro ou fora do horário comercial, isso permite que os clientes e o profissional de medicina veterinária interajam melhor”.

A médica veterinária esclareceu que o atendimento veterinário domiciliar é recomendado o atendimento domiciliar deve ser indicado principalmente para a vacinação de filhotes, que ainda não possuem o sistema imunológico completamente desenvolvido.

Também para animais debilitados, para evitar que sejam expostos a novos riscos ao sair de casa, devido à baixa imunidade e é uma opção interessante para o tratamento de animais que ficam nervosos ou estressados ao serem transportados.

 “No entanto, alguns procedimentos só podem ser realizados nas clínicas ou consultórios. As cirurgias, por exemplo, não podem ser feitas em casa e exigem aparelhos específicos que na maioria das vezes são fixos”. 

“Vacinação, consulta de rotina, limpeza ou até mesmo a coleta de urina, fezes ou sangue para exames, podem ser feitas em domicílio. Além disso, é uma excelente opção para os animais que costumam ficar nervosos ou estressados ao sair de casa ou para serem transportados. Os que estão em tratamento também podem receber o atendimento em domicílio”.

Além da facilidade de receber uma consulta individual para seu pet no conforto de seu próprio lar, os donos de bichinhos de estimação contam com vantagens que vão muito além do serviço veterinário em domicílio; já que os profissionais que prestam este trabalho também podem ajudar os proprietários com dicas de higiene e para a prevenção de acidentes no ambiente em que vive o animal, atuando, de certa forma, como um consultor do bem-estar de pets.

 “Esta aproximação do médico veterinário no domicilio com o animal e o tutor trás grandes benefícios para ambos. Por exemplo: esclarecimentos sobre que tipo de ração, vermifugação, sobre o risco de ectoparasitas (pulgas ou carrapatos) no local, sobre produtos para banhos e uma coisa fundamental que é observar no corpo do animal se aparecem algum nódulo, são coisas que influenciam diretamente na saúde do animal e tranquilidade dos membros da família”, finalizou a médica veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *