DebiAves: Equipe produtiva, harmoniosa e serviços de primeira linha

A qual a importância e como ela interfere no desenvolvimento dos lotes. A debicagem das aves é o processo que consiste do corte parcial do seu bico. O objetivo dessa prática é reduzir os efeitos do alojamento, melhorar o desempenho produtivo, reduzindo a bicagem de penas e o canibalismo.

Gerenciar um agronegócio exige cuidados diversos, que vão desde a aplicação de tecnologias para otimização das rotinas produtivas a até os cuidados básicos com o cultivo e com a criação dos animais.

Para os criadores de aves, é fundamental realizar todos os cuidados necessários para que os animais possam se mantiver saudáveis e rentáveis para o negócio, seja para o abate, para as matrizes ou para a produção de ovos.

“Decidimos conhecer uma equipe coesa, harmônica e que profissionalmente aplicam vacinas em aves de quase toda a região como forma de realizar o controle e a prevenção de doenças infectologiosas na sua criação”.

Principalmente porque criadouros nos a gravidade dos desafios e atender às normas vigentes do Serviço Oficial de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), nas diferentes regiões do país. Para que seja eficaz deve ser complementada por medidas de biosseguridade e ser realizada com os devidos cuidados.

A importância da vacina para aves

Conforme o Anderson Soares Santos, vulgo professor as vacinas para aves são uma forma de realizar o controle e a prevenção de doenças infectocontagiosas na sua criação, principalmente porque criadouros são ambientes de fácil proliferação.

A equipe DebiAves formada por Heliana Fromholz, Tayná Fromholz Ebert, Alana Serra, Alam Stange, Mari Storch E Guilherme Ost Souza é constituída por técnicos que fazem vacinação e debicagem; Todos receberem cursos e aprimoramentos para o exercício das funções e são supervisionados por médicos veterinários contratados nas granjas.

Muitas das doenças de alta mortalidade podem ser prevenidas com um calendário de vacinação adequado, evitando, assim, prejuízos severos com a perda de criações inteiras. Muitas vezes, o proprietário de pequeno e médio agronegócio não possui uma renda alta suficiente para investir, e qualquer perda pode representar danos severos à rentabilidade do negócio, podendo até inviabilizar o prosseguimento das atividades.

Anderson, o professor,  lembra que ainda há alguns riscos grandes, principalmente para os produtores que não podem contar com grandes infraestruturas, tais como:

  • Ausência de apoio técnico especializado na região;
  • Predadores naturais que possam atacar a criação de aves;
  • roubos frequentes;
  • Pouco orçamento para os cuidados necessários com a criação.

Assim, os pequenos produtores precisam tomar as devidas precauções para minimizar os problemas e garantir que ocorra um crescimento saudável das aves, a fim de poder comercializar seus insumos (carne e ovos) posteriormente.

Paulo entenda bem uma coisa que poucos sabem, “O sucesso do processo de proteção do plantel (das galinhas) e do consumidor vai depender de todos os setores envolvidos na cadeia produtiva, já que a falha em um único segmento poderá trazer transtornos e danos irreparáveis para o desenvolvimento da atividade”.

“A limpeza pessoal das pessoas envolvidas no manejo das aves, limpeza e higienização das instalações e equipamentos, processamento criterioso e controle de qualidade dos ingredientes dietéticos, programas de vacinação, manipulação correta dos produtos, controle ativo de pragas (insetos e roedores), descarte de aves problema e manejo adequado para os resíduos (aves mortas, cama, restos de ração etc.) são as principais medidas que devem ser mantidas nos núcleos de produção”.

Emocionado ele declara seu amor e fidelidade da equipe: “Fazemos  o serviço com muito capricho, zelo e responsabilidade. Mantemos uma linha de conduta dentro do trabalho, que nos reflete a confiança total dos granjeiros.

Aprendi com a equipe e isso se tornou uma norma, que aquilo que não junta certamente espalha! Então trabalhamos em conjunto, dividindo as tarefas e em total harmonia uns com os outros. Gostamos do que fazemos e tratamos a Ave com total respeito! Até porque é um ser indefeso. Cuide da ave e ela saudável cuidará de muitas famílias.