Frente fria chega nesta terça (27) no ES e pode trazer pancadas de chuva

Uma nova frente fria já entrou no Brasil neste domingo (25) e, nesta segunda-feira (26), o ar polar vai começar a se espalhar por parte do Brasil. A queda de temperatura será sentida até em áreas do Norte do país. As frentes frias acontecem o ano todo no Brasil, e várias já passaram por aqui esse ano.

O diferencial da frente fria desta última semana de abril é que sua massa polar é continental, ou seja, o ar frio de origem polar avança por dentro da América do Sul, e não pelo oceano. Assim, esse ar frio continua forte o suficiente para atingir áreas mais ao norte do continente, como a região da Amazônia.

Acompanhada de uma massa de ar frio de origem polar, com intensidade moderada a forte, uma frente fria vai chegar ao País neste fim de semana e deve derrubar as temperaturas no Espírito Santo e em outros estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Na segunda-feira (26), o dia começa com tempo nublado e o aumento de nuvens pode até provocar chuva rápida e fraca, a partir da tarde, nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória, Noroeste e sul do Nordeste, mas sem alteração nas temperaturas.

A frente fria vai trazer muitas nuvens e umidade para o Sudeste, mas não vai trazer chuva muito volumosa. Entre terça e quarta-feira é que podem ocorrer algumas pancadas de chuva mais fortes entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, e nesses dias a chuva também será frequente (apesar de não haver temporais) no litoral paulista, o que também pode acarretar volumes altos acumulados.

Além da frente fria, o Espírito Santo a De acordo com o Climatempo, essa massa de ar vai ser a mais forte deste ano e deve chegar na região Sudeste na próxima terça-feira (27). Além da frente fria, o Espírito Santo também vai sofrer impactos do Ciclone Potira.

A queda da temperatura começa a ser mais sentida a partir de terça-feira (27), principalmente nas áreas do leste e sul de São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, onde o tempo fica mais fechado. No decorrer da semana, a temperatura vai caindo também no restante de Minas Gerais e no Espírito Santo. No interior de São Paulo, como a maior parte da semana será de tempo aberto, a queda da temperatura será mais acentuada durante as noites e madrugadas, mas as tardes ainda serão quentes (sem calor extremo).

No entanto, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), antes da chegada do friozinho, no sábado (24) e no domingo (25), o calor continua.

No fim de semana, o Sol predomina e os termômetros podem chegar a 35°C, nas regiões Sul e Noroeste do Estado, a mínima vai ser de 19°C. Na Grande Vitória, a máxima vai ser de 32°C, com mínima de 19°C.