Governo instalará escola de tempo integral em Santa Maria de Jetibá e mais 14 municípios capixabas

A partir de 2021, a rede pública do Espírito Santo contará com mais 31 escolas de ensino em tempo integral, que passarão a funcionar em 15 municípios do interior do Espírito Santo. Com isso, serão criadas mais 9.195 vagas de tempo integral.

A expansão da rede de ensino em tempo integral, que amplia a jornada dos alunos nas escolas, foi anunciada nesta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande juntamente ao secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo.

“(Com a ampliação) nós chegaremos a 49 municípios com escolas em tempo integral e chegaremos a um total de 93 unidades com ensino integral”, explicou o governador.

Segundo ele, os municípios incluídos na expansão são: Santa Maria de Jetibá, Castelo, Atílio Vivácqua, Pancas, Itarana, Marilândia, Irupi, Apiacá, São José do Calçado, Dores do Rio Preto, João Neiva, Ibiraçu, Nova Venécia, Pinheiros e Conceição da Barra.

O secretário de Educação, Vitor de Ângelo, destacou ainda que 17 das 31 novas unidades contarão também com cursos técnicos para os jovens.

Os tipos de curso, por sua vez, também serão ampliados. Entre as novidades, estão cursos como os de comunicação visual, controle ambiental, informática, modelagem de vestuário, multimídia, química, rede de computadores, segurança do trabalho, teatro e vendas.

Quarto ano do Ensino Médio

Outra novidade anunciada exclusivamente para 2021 é a criação do quarto ano do Ensino Médio, que será uma opção para que os alunos que finalizarem o terceiro ano em 2020 possam reforçar o aprendizado em 2021.

A oportunidade, segundo de Ângelo, servirá para os alunos que se sentiram prejudicados em razão da pandemia da Covid-19, que interrompeu as aulas. No entanto, seu principal objetivo é contribuir com a preparação dos jovens para a realização do Enem em 2022.

“Temos o Enem agora em janeiro, mas, de certa maneira, prejudicado pelas circunstâncias. Sabemos e precisamos reconhecer isso, O próximo Enem será em 2022. O quarto ano terá essa vertente preparatória para esse exame tão importante, que é o ingresso dos alunos do em para o ensino superior”, destacou o secretário.

Faça voce também um cartão Digital.