Máscara, caneta e documento com foto nas Eleições 2020; veja o que levar no dia da votação!

Cerca de 2,8 milhões de eleitores capixabas devem ir às urnas no próximo domingo (15) para escolher prefeitos e vereadores no primeiro turno das Eleições Municipais 2020. Em meio a votação, é preciso ficar atento aos cuidados para evitar o contágio do coronavírus.

O uso de máscara é obrigatório para todas as pessoas nas seções eleitorais. Quem estiver com febre ou tenha sido diagnosticado com a doença nos 14 dias anteriores à data da votação não deve comparecer ao pleito e poderá justificar sua ausência.

Para assegurar o voto dos eleitores com mais de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinou um horário preferencial, de 7h às 10h. É recomendado que as pessoas fora desta faixa etária compareçam aos locais de votação após às 10h.

Em vídeo, o subsecretário de Vigilância em Saúde do Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, deu algumas dicas para eleitores, como por exemplo, levar uma caneta  para assinar o caderno de votação. Confira:

No Espírito Santo, o Corpo de Bombeiros vai atuar com 108 agentes e 37 viaturas na fiscalização dos protocolos contra a proliferação do coronavírus. O efetivo vai trabalhar orientando cidadãos sobre o uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações. Quem estiver sem proteção correta e se recusar a seguir as regras sanitárias será retirado do local de votação.

Identificação e fluxo de votação

Para ser identificado, o eleitor deve ter um documento oficial com foto: carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação, passaporte ou certificado de reservista. A biometria foi suspensa neste ano, como medida para evitar a proliferação do vírus.

O fluxo de votação também foi alterado. Confira as regras divulgadas pelo TSE: