“Máscara é sinal de respeito pela vida dos outros”, USE!

Usar máscaras durante a pandemia é um sinal de respeito mútuo. É como dizer: todo mundo importa! Seguir as recomendações é uma prova de amor próprio e amor ao próximo “permanecer em casa grande parte do tempo e adotar uma série de comportamentos novos quando saímos, não porque esteja com medo, mas por respeito para com os outros.

Usar a máscara, entre outras medidas, deve ser visto não como “fraqueza” ou “medo” mas como sinal de “respeito pelos outros”.

Alguns usam máscaras para proteger os outros, enquanto outros as usam para se proteger. A razão pela qual eles estão usando ​​não importa, desde que sejam usadas ​​em público.

Para todos, usar uma máscara se tornou parte da vida cotidiana ao sair de casa. A verdade é que nosso estilo de vida mudou. Deixamos de lado os cumprimentos com abraços para dizer um olá à distância.

Embora tenhamos saudades de gestos afetuosos, precisamos entender que, usando esses instrumentos de proteção, demonstramos que nos respeitamos.

É muito provável que quando você sai e vê alguém sem máscara, se sinta assustado. Isso gera estresse desnecessário porque sabemos que essa pessoa está se expondo E TAMBÉM a nós. Além disso, levamos em consideração o sacrifício que ser trancado em casa devido à quarentena significou para todos nós.

“A máscara não pode ser considerada um ato de vulnerabilidade ou fraqueza. Pelo contrário, deve ser um símbolo de força. Temos de olhar para estes comportamentos de prevenção como de responsabilidade coletiva. Essa é a chave do sucesso”.

Além disso, como milhões de médicos e todo o pessoal de saúde arriscam a vida para cuidar das pessoas, o mínimo que podemos fazer para mostrar nossa gratidão é cuidar de nós mesmos.

É por isso que o uso da máscara se tornou um símbolo de fraternidade, porque não se trata apenas de nos proteger, mas também de mostrar aos outros que eles estão sendo levados em consideração.

É importante educar as pessoas que são indiferentes a essa situação. No entanto, mais do que uma bronca, é necessário informá-los sobre a realidade da situação repetidamente até que eles entendam.

Vimos a humanidade mostrar sua resistência diante das adversidades, então vamos continuar assim? É uma luta constante, mas não podemos deixar que um vírus nos derrote. Já derrotamos outros no passado e isso não será exceção.

É hora de refletir. O uso de máscaras não afeta diretamente nossa economia e nos permite permanecer saudáveis. Embora algumas pessoas sejam forçadas a romper a distância social, elas devem estar conscientes de usar este instrumento de proteção e segurança.

Passo a passo de como usar máscara corretamente:

  1. Higienize completamente as mãos antes de tocar nas máscaras;
  2. Pegue a máscara sempre pelo elástico e nunca pelo tecido;
  3. Posicione a máscara de forma que ela cubra completamente o nariz e a boca;
  4. Prenda o elástico por trás das orelhas;
  5. Se necessário, ajuste cuidadosamente a máscara para que ela fique embaixo do queixo;
  6. Depois disso, evite tocar novamente na máscara;
  7. Após o uso, retire a máscara segurando pelos elásticos e jogue-a no lixo (se for descartável) ou coloque-a para lavar (tecido);
  8. Higienize completamente as mãos novamente.

Erros comuns ao usar máscara que devem ser evitados:

  • Deixar o nariz descoberto e/ou cobrir somente as narinas;
  • Deixar o queixo exposto;
  • Usar máscaras muito largas, com sobras nas lateriais;
  • Tocar na máscara várias vezes;
  • Puxar a máscara para o queixo;
  • Deixar a máscara em cima da mesa ou de outros lugares e depois coloca-la novamente.