“Motos barulhentas”: Rogerio Schereder afirma que agora não adianta Xororó no facebook
Usando a rede social Facebook o Sargento Rogerio Schereder conhecido por combater arduamente o crime no município de Santa Maria de Jetibá, na região centro serrana do ES publicou que o combate as motos irregulares com escapamento adulterado causando muito barulho, além de provocar perturbação ao sossego e poluição sonora.
Na postagem o Sargento Rogerio Schereder diz: O recado já foi dado, agora não adianta Xororó. Informo ao pessoal do interior que estarei indo aí. Motos barulhentas, carros com som, rebaixados e kadrom e outros veículos irregulares está chegando a hora. FÉ HONRA E CORAGEM.
Imediatamente os internautas apoiaram a atitude do policial militar com mais de 250 comentários.
Fato é que estes motociclistas realizam alterações nos escapamentos de seus veículos, seja removendo o silenciador ou trocando por outro equipamento, resultando em aumento no nível de ruído provocado pelo dispositivo. O motivo é o escapamento usado para turbinar as motos. Os canos originais são substituídos por outros, sem silenciador. Ele emite mais CO2 e, por conseguinte, faz mais barulho.
Cabe um esclarecimento oportuno: Kadron é a fabrica de silenciadores de ruídos de explosão do motor, comumente chamado de silencioso ou escapamento, muito utilizado por proprietários de motocicletas por ser esportivo, dotado de design diferente do original e com ruído bem acima do que é normal para esse tipo de veículo.
A adulteração de canos de escape de motocicletas ou a troca destes por versões esportivas é uma prática relativamente comum entre alguns proprietários. A mudança costuma ser feita para aumentar o desempenho do veículo ou para alterar o som produzido pelo escapamento.