O que é e para que serve o scanner automotivo?

O scanner automotivo é uma ferramenta bastante útil para o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica automotivo, bem como informações sobre o seu reparo. É um aparelho que recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, com a função de detectar eventuais falhas no sistema.

Possui um software específico que estabelece a conexão entre o aparelho e os sistemas de injeção de combustível. Assim, com acesso a informações sobre a situação do sistema de um veículo e seu histórico de falhas, o profissional é capaz de saber se os sensores do veículo estão trabalhando dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante, além de poder estabelecer uma correção.

Todas as informações são exibidas em um visor, onde o profissional que está fazendo uso do aparelho pode coordenar os testes de falha e os testes de atuadores.

O Auto Center Doring conta com Scanner Multimarcas para um diagnóstico preciso do seu veículo. Ele é perfeito para detectar qualquer problema veicular com rapidez e eficiência.

Existem aparelhos capazes de estabelecer diagnósticos tanto de carros e motos, quanto de vans, pick-ups, caminhões e ônibus. O scanner automotivo pode, ainda, corrigir falhas de leitura e “zerar” o sistema, para que o mesmo possa montar novas estratégias de injeção e avanço de ignição.

Como funciona o scanner automotivo

Ao ser conectado ao carro, o scanner automotivo recebe as informações dos sistemas e o histórico de falhas. Com isso, o mecânico que opera o aparelho consegue saber se os sensores do veículo estão funcionando corretamente e corrigi-los, inclusive, através do próprio scanner.

Além de identificar o problema, o scanner automotivo consegue informar qual é a peça afetada e realizar a leitura completa do carro ao analisar:

  • O consumo de combustível;
  • A temperatura do ar e da água;
  • A carga da bateria;
  • O nível de água no radiador;
  • A distância percorrida;
  • A temperatura do carro e;
  • A rotação do veículo.

Problemas mais comuns identificados pelo scanner automotivo

Infelizmente, devido à má qualidade do combustível no Brasil, os problemas mais comuns identificados pelo scanner são falhas no motor e dificuldades na partida do automóvel.

A gasolina adulterada é responsável por danos causados nas velas de ignição, sensores de oxigênio e atuador de marcha lenta.

Por isso, vale a visita na sua oficina mecânica de confiança para fazer a revisão do carro anualmente, pois quanto mais rápido identificar o problema, menores serão os danos para o seu carro e o prejuízo para o seu bolso.