Russo: “Acessórios não é só estética, é também segurança”

Acessórios de carros hoje em dia têm importância tão relevante como os motores, sistemas de ignição e outros componentes indispensáveis da mecânica automotiva.

O empresário Jeferson Baldotto Walger da Russo Som e Acessórios em Rio Possmoser, Santa maria de Jetibá esclareceu que Na prática existem diversas explicações sobre o valor destes equipamentos para a vida de motoristas e passageiros. “Sejam equipamentos para o interior ou exterior do veículo, é sempre importante investir em acessórios de qualidade. No mercado, podemos encontrar milhares de opções para incluir no possante. Câmera de ré, rodas, pneus, central multimídia, volantes esportivos, piloto automático, pois, a utilização desses itens ajuda a promover segurança e estabilidade, desempenho, conforto e tecnologia nos automóveis”.

Russo explica quer com o avanço de tecnologias, existem acessórios que podem ajudar no desempenho do carro e que não ficam dentro dele, por exemplo, os bloqueadores, rastreadores e sistemas de alarmes, que emitem sinais de alerta para manter o veículo em segurança.“Todo mundo sabe que brasileiro é apaixonado por carros. Além de escolher bem a marca e o modelo, muitas pessoas gostam de incrementar o automóvel com acessórios. Muito mais do que apenas estética, os equipamentos automotivos servem para melhorar o conforto, a segurança, a performance e aumentar o valor de revenda dos carros pela tabela FIPE”.

Mas para que servem tantos acessórios? Russo nos informou uma lista bem bacana de acessórios automotivos que você pode incluir no seu carro e as vantagens em ter cada um deles.“O mercado de peças e acessórios para carros possui uma divisão, para conseguir atender a todos e ajudar os clientes a identificar e encontrar o produto que atenda às suas necessidades. A divisão é feita da seguinte forma: acessórios internos, externos e offroad. Outro detalhe, acessórios de carros são importantes por causa da legislação, que obriga aos proprietários seguirem certas regras de condutas, entre as quais o uso de determinados equipamentos adicionais”.

Neste ponto existem aspectos positivos e negativos. Por exemplo, graças à legislação os veículos novos no Brasil saem de fábrica apenas com airbags (ponto positivo +).

Porém, em países como o nosso, o governo não se contenta com o certo, precisa burocratizar, impondo a obrigação do uso dos extintores de incêndios, por exemplo, itens já provados cientificamente como ineficazes contra o fogo (ponto negativo ).

Acessórios externos

Além de incrementar o design, os acessórios externos podem contribuir para melhorar o desempenho e a segurança do automóvel. Veja alguns exemplos:

Aerofólios: servem para melhorar a estabilidade do carro em alta velocidade. Eles aumentam a aderência dos pneus na pista. Podem ser laterais, frontais ou traseiros. Estes acessórios também deixam o automóvel mais esportivo.

Frisos: quem tem pavor de arranhar o possante não pode deixar de incluir frisos laterais no carro. Eles são muito úteis em estacionamentos, evitando pequenos danos na lataria durante a abertura e fechamento de portas. Para um melhor design, você pode investir num modelo da cor original do seu carro.

Racks de teto: ajudam a compor o visual esportivo, deixando o automóvel com um design diferenciado e um melhor acabamento.

Protetor de para-choque: assim como os frisos laterais, servem para proteger a lataria de pequenas batidas e arranhões. Podem ser feitos de vinil poliéster e resina poliuretano.

Apara-barro: para caminhonetes e carros mais esportivos, o apara-barro pode ser muito útil para evitar a entrada de sujeira no motor ou a corrosão de peças internas. O acessório também deixa o design do carro mais off-road e é ideal para quem pega muitas estradas de terra.

Overbumper: para caminhonetes e SUVs, por exemplo, além de proteger o para-choque, o Overbumper acrescenta uma pegada mais robusta à parte frontal do veículo. Trata-se de um acessório fabricado em plástico polipropileno, o mesmo plástico do para-choque e pode ter alojamento para farol de milha, oferecendo uma maior quantidade de luzes frontais do automóvel.

Calhas automotivas: este item agrega no fator segurança e são acessórios indispensáveis para garantir uma boa visibilidade em dias de chuva. Permitem ao motorista trafegar com os vidros abertos em até 3 cm, evitando o embaçamento do carro.

Porca antifurto: cada vez mais comum, o roubo de rodas tem dado muita dor de cabeça para algumas pessoas. Já imaginou chegar no carro e ver que levaram as rodas? Além do prejuízo, a retirada de rodas pode estragar o carro. Com as porcas, você previne este problema e sem gastar muito. Também é preciso utilizar nos estepes que ficam do lado de fora.

Alarmes: assim como as porcas, servem para prevenir roubos. A maioria funciona com aviso sonoro ou atua cortando a injeção de combustível para o motor.

Acessórios internos

Conforto, desempenho e tecnologia são o foco dos acessórios automotivos internos. A maioria deles não são obrigatórios, mas trazem importantes diferenciais para o seu carro. Confira:

Central multimídia: quase ninguém usa mais toca-fitas no carro, né? As centrais multimídias servem para integrar diversos dispositivos como CD, DVD, USB, GPS e até a câmera de ré. Tudo isso num só controle, que pode ser acionado em uma tela ou pelo volante. Mais modernidade e segurança para os motoristas.

Sensor de estacionamento e câmera de ré: estes dois acessórios integrados servem para facilitar na hora de fazer aquela baliza que muitos ainda têm verdadeiro horror. Evita batidinhas e arranhões na lataria também.

Apoio de braço: para quem dirige por longos percursos, o apoio de braço traz mais conforto para os braços.

Banco de couro: beleza, higiene e praticidade. Os bancos de couro são realmente acessórios que valorizam os carros.

Volantes esportivos: podem ser de inox, cromados, aço ou couro. Servem para quem quer dar aquela incrementada no carro e deixá-lo ainda mais esportivo.

 

Não percam a próxima entrevista com Russo falando sobre a importância dos acessórios nos caminhões.