Animal saudável influencia diretamente na saúde dos humanos, afirma veterinária

Como é bom chegar em casa e ser recebido com tanto amor e carinho! Mas, além de serem divertidos e bons companheiros, será que o animal de estimação nos traz benefícios à saúde e bem-estar? A resposta é sim!

O médico veterinário, em geral, é habilitado para tratar e prevenir doenças em animais de todas as espécies, bem como cuidar da saúde humana de forma indireta – uma vez que as zoonoses e antropozoonoses fazem parte da rotina de trabalho.

Porém estudos indicam que esse vínculo entre humanos e animais tem como um dos principais efeitos o aumento de produção e liberação de dopamina e serotonina, os “hormônios da felicidade”, que são os responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

A médica veterinária Raiane Leite da Rural Pet Shop em Santa Maria de Jetibá, ES esclareceu que a medicina veterinária tem por objetivo principal a promoção da preservação da saúde dos animais e indiretamente dos seres humanos.

“A melhor maneira de cuidar da saúde do animal é a prevenção. Levá-lo com freqüência para realizar exames e check-ups – além do reforço anual das vacinas – auxilia na manutenção da saúde e prolonga sua qualidade de vida. Caso ele esteja com alguma doença, com os exames de rotina elas serão mais facilmente identificadas e, muitas vezes, ainda em estágios iniciais, o que vai facilitar muito mais o tratamento”.

Sabe de uma coisa? “Às vezes, não nos damos conta que só alguns minutos com os nossos peludos (ou penudos) nos deixa felizes quase que instantaneamente e chegamos até a esquecer o dia estressante e corrido que tivemos. Quero conhecer quem diga que os pets não são ótimas companhias, e a sensação de segurança e afeto que eles nos trazem é única. Estudos afirmam que pessoas solitárias podem desenvolver algumas doenças por conta desse sentimento, como o aumento da pressão sanguínea, a elevação do nível de colesterol e até mesmo levar à depressão”.

Rural Pet Shop lançou sua loja virtual pensando nos donos de pet que podem escolher por retirar os produtos na loja mais próxima ou receber em casa. O objetivo é atender melhor e com mais praticidade aos clientes de Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Colatina, Santa Teresa, Itarana e Itaguaçu a Rural Pet Shop lançou sua loja virtual (www.ruralpetshop.com.br) onde será possível fazer as compras de seu pet no conforto de sua casa, desde ração, brinquedos, produtos de higiene e medicamentos.

Drª Raiane enfatiza: “Apesar de todos os benefícios, existem cuidados que devem ser seguidos diariamente para evitar doenças e acidentes: em primeiro lugar, fique atento às vacinações e visitas necessárias ao veterinário, além disso, a interação entre crianças muito pequenas e os animais deve acontecer somente com a supervisão de um adulto”.

Ela aconselha que na fase inicial, quando ainda filhotes, o ideal e se fazer avaliação mensais para acompanhar o desenvolvimento do filhote, balancear uma dieta equilibrada para a manutenção da sua saúde e prevenir doenças, período em que se toma todas as vacinas obrigatórias.

“Quando o cachorro ou gato se torna adulto, a partir dos sete meses, o ideal é que as consultas se tornem anual. Assim, será tomado o reforço das vacinas. Também será avaliado o peso, a saúde dos pelos, bocas e ouvidos para detecção de possíveis bactérias ou parasitas”.

“Com sete ou oito anos, o ideal passa a serem consultas semestrais. É comum que, com a idade mais avançada, alguns problemas passem a aparecer. E mesmo que não apareçam, o ideal é que se fique de olho. É possível que nessa fase o médico veterinário peça exames para verificar o funcionamento de órgãos internos de seu cão ou gato”.

Além do médico veterinário, é necessário levar os bichinhos regularmente à um profissional de higiene, que possa cortar as unhas e cuidar da pele do seu pet sem agredi-lo. Banhos podem ser feitos em casa sem problemas, mas alguns cuidados especiais apenas alguém capacitado pode realizar.

Fato é que a profissão vai muito além da prevenção e cura das afecções das diversas espécies animais, abrangendo também a produção e inspeção de alimentos, a defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural e preservação ambiental e ecológica.

A médica veterinária ressaltou que com o passar do tempo e o surgimento dos serviços de Saúde Pública, a medicina veterinária preventiva começou a ser utilizada também para a promoção da saúde humana.

“O profissional de Medicina Veterinária é fundamental para que a relação entre os humanos, seus pets e o ambiente onde vivem seja harmoniosa e saudável. A interdependência entre as saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única. A saúde do tutor esta ligada diretamente a saúde do seu animal”.

A medicina veterinária é a melhor fonte de informações sobre a saúde do seu animal de estimação, portanto o hábito de levar seu pet para visitas regulares ao veterinário de sua preferência não só garante a saúde dele, como também a saúde de sua família.