Pr. Valério: “Quero ser sempre um pastor novo, um novo pastor, na verdade um pastor atualizado”

Ser pastor é muito mais que ser um pregador. Está além de ser um administrador de igreja, ou muito além de professor. Ser pastor é sentir amor e entender as dores da alma dos humanos/ovelhas. É desejar a salvação de alguém de forma tão intensa, que os leva a chorar por noites inteiras em oração.

Com esta devoção e vocação a Igreja Batista Vida e Esperança– Alto Rio Possmoser, Santa Maria de Jetibá ES dará posse em culto que se realizará no próximo dia 28, sábado ao pastor Valério Kurth.

Conhecido por pregar em Pomerano e Português, o ministro da palavra de Deus irá completar 16 anos de atividades ministeriais se formou em 2000 na Faculdade Batista Pioneira em Ijuí, RS é casado com Sandra Lúcia, pai de Ana Carolina Lúcia Valéria e Paulo Natanael.

Sorridente o Pastor afirmou que recebeu seu chamado para o ministério da palavra ainda muito jovem em Alto Rio possmoser. “Nossa congregação era no antigo Jorge Marquathi, onde hoje é o restaurante Sabores Caseiros, o pastor na época era Jair Rani. Ali fui convocado por Deus para ser hoje um pastor. Meu primeiro pastor foi o Baldino Hübner que hoje esta aposentado. Fiz o seminário em Ijui no RS. Curso que é reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação”.

Indagado sobre os cultos ministrados na língua pomerana o carismático pastor Valério Kurth declarou que a primeira igreja que assumiu foi à primeira Igreja Batista em Santa Maria de jetibá onde liderou a física e espiritualmente por nove anos. “Foi um período que nunca esquecerei e gratificante foi nesta época (ANO) surgiu o Ministério Pomeranos para Jesus. O culto é totalmente na língua pomerana. Com orações, louvores e ensino da Sagrada escritura. Este projeto foi fundamental para evangelização na língua mãe da comunidade e existe até hoje; vou lá todos os primeiros domingos de cada mês compartilhar com os irmãos a Palavra de Deus. Não arrazoamos uma palavra sequer em português”.

O pastor esclareceu que é muito prazeroso pregar usando as redes sociais na língua pomerana. “As redes sociais são uma realidade em todos os lares e também facilidade para esclarecemos sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e nos aproximarmos dos mais jovens que herdam dos pais e avós a pratica da língua pomerana”.

Pastor Valério também prega a palavra de Deus na rádio Pomerana todas as terças feiras, as 9 (nove) horas e nas segundas feiras em Alfonso Cláudio na rádio mais FM 7.40, em português e pomerano. 

Preocupado com a atual situação humana onde o pecado é praticado espontaneamente em várias vias da sociedade o ministro foi enfático: “Atualmente esta muito complicado. Um fator negativo são as redes socais mal usadas. Homens (e mulheres) se envolvendo com todos os tipos de atos sexuais abominados por Deus; como a pornografia aberta para todas as idades e os casamentos sendo destruídos. Este é o terrível o momento da humanidade. Mas… Com Deus podemos ser homens e mulheres segundo a vontade Dele. Conheço muitos que estão firmes e não abandonaram os princípios Bíblicos e Divinos”.

Abordado sobre o suicídio, um assunto assusta e chama à atenção do Brasil, pastor Valério fala com tristeza. “Na ultima terça feira eu falei sobre este assunto na rádio. Isso é um problemão que precisa ser combatido. Caramuru, por exemplo, é o local com a maior taxa de tentativas e suicídio no município”.

“Tem haver com a questão espiritual também. Muitos nos velórios afirmam que o morto esta em um bom lugar. Isso é outro problemão. Veja bem: Porque se alguém esta em situação de depressão e não mais querer viver ou até mesmo planejando uma tentativa contra sua vida e ouve que aquela pessoa morta que praticou o suicídio esta em “bom lugar” ele vai fazer a mesma coisa. Este possível suicida entenderá que irá para um bom lugar também, pois aqui ele não suporta e não vale mais viver”.

Neste mesmo assunto o pastor também esclarece que existem as questões da bebida alcoólica, do mau uso dos agrotóxicos, dividas, separações conjugais, então muitos preferem acabar com a própria vida por orgulho. Fora tudo isso as terríveis drogas invadiram as casas de Santa Maria de Jetibá.

“Outro dia, pouco mais de um mês, fui ao hospital fazer um culto, pois todas primeiras quartas feiras do mês realizamos um culto naquele local de recuperação de saúde. No dia tinham 5 (cinco) mulheres internadas que tentaram contra suas vidas”.

Assustado com a violência gerada pelo comercio das drogas pastor Valério lembrou-se do dia em que recentemente um rapaz foi alvejado por tiros em Alto Rio Possmoser. “Ele veio baleado em minha direção dizendo: “me ajuda, me ajuda”… honestamente fiquei assustado sem saber o que fazer. Meu Deus, Rio Possmoser… eu nunca vi uma coisa desta… Horrível! É muito preocupante os adolescentes, jovens e suas famílias serem destruídas devido os malefícios das drogas. As famílias estão sofrendo e a igreja sofre diretamente com estas pessoas com tudo isso”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2019-09-27-at-16.21.38-1024x768.jpeg

Pastor Valério explicou que a Igreja Batista apóia o projeto de recuperação e prevenção as drogas Bom Samaritano e muitos jovens já passaram por lá no intuito de se recuperarem do vicio das drogas e álcool.

O pastor gostaria que as igrejas tivessem mais preparos para acolher pessoas com vícios. “Algumas igrejas acordaram para este problema social porque estão sentindo na pele devido a muitos filhos de membros estarem envolvidos com drogas e estão dando mais apoio. Mas ainda é muito pouco. A igreja Cristã precisa entender seu papel de prevenção e acolhimento a estes irmãos”.

Pensativo Pastor Valério falou sobre o momento profético do arrebatamento da igreja, quando Jesus Cristo buscará os seus. “Infelizmente muito evangélicos estão preocupados com esta vida daqui nesta terra e neste momento. Estão perdendo muitas Bênçãos. Eu até faço uma brincadeira na igreja. Muitos estão tão enraizados que vivem como elástico. Quando acontecer o arrebatamento vão que um pé aqui e outro no com Deus. O arrebatamento é uma realidade que não podemos fechar o coração para a Palavra de Deus. Hoje já é um dia a menos e pode acontecer a qualquer momento”.

Sobre Santidade. O pastor é taxativo: “Sem santidade ninguém verá a Deus”. Deus falou: “Sede santo porque Eu sou Santo”. Jesus disse: “Santifica-os na Verdade, a tua Palavra é a Verdade”. A Bíblia diz o que eu não posso e o que eu posso fazer. A obediência a Palavra de Deus é quem nos santifica”.

Quando indagado sobre milagres o ministro se emociona e lembra-se de sua família. “Recordo da pequena Alexia, minha sobrinha, que teve uma neurotuberculose. Com esta doença ela foi para o hospital infantil e não descobriam o que ela tinha. Algo errado estava acontecendo. Quando minha esposa me alertou que naquele momento era para orarmos. Procurei meu irmão e minha cunhada e ministrei para eles que eles tinham que procurarem o Deus vivo para a cura através de um milagre da filha. Não outros métodos, eles precisavam renunciar tudo que não tinha o nome de Jesus Cristo. E foi dito e feito. Minha sobrinha foi curada sem sequelas milagrosamente. O celebro ela esta todo preto”.

“Paulo, no único final de ano que eu não passei na igreja devido a menina no hospital com a mãe decidi ficar com meu irmão. Só eu e ele. E na hora da virada ele entregou a vida a Jesus Cristo. Orei por ele, impus as mãos sobre ele e depois nos abraçamos em lagrimas e grito de agradecimento a Deus. Nunca imaginei que seria tão lindo”.

Seu irmão lhe disse que já queria estudo Bíblico com os pais, as irmãs e irmãos. Chamou todo mundo. E todos foram se convertendo, um a um.

Agradecido a Deus Pastor Valério afirma que através deste milagre toda a família. “É uma doença rara porque o vírus foi para o celebro pela medula. Hoje ela esta com sete anos, pula corre é toda alegria e saúde. Com tudo isso eu tive privilégio de batizar meu pai aqui na igreja. Era o pastor Laercio, mas ele me deu esta honra”.

Neurotuberculose é uma grave infecção que acomete o sistema nervoso. A neurotuberculose é um tipo de tuberculose que invade o sistema nervoso central, considerada uma grave infecção causada pela bactéria que transmite a tuberculose comum.

“O Evangelho começa dentro de casa”! Afirma o pastor. “O maior testemunho de um crente começa dentro de sua casa. Tenho orgulho de ser chamado por toda a minha família de Pastor Valério, não Valério”.

O pastor finalizou afirmando assumir a igreja de Alto Rio Possmoser é um privilégio e que Deus tem um propósito em tudo. Pois quando foi convidado só disse que primeiro era orar para saber de Deus. O projeto pomerano continua e a igreja será um suporte mais.

“Quero ser sempre um pastor novo e um novo pastor, na verdade atualizado”.

O que é o Ministério Pomeranos para Jesus

O Ministério Pomeranos para Jesus é mantido com doações de voluntários e pelo Projeto Pomeranos para Jesus, visa levar a mensagem de salvação em Jesus Cristo para o povo pomerano, em sua língua mãe, haja vista que esse povo que tanto valoriza suas raízes, também possui descendentes em várias regiões que melhor entendem a mensagem na língua pomerana.

Os CD’s e DVD’s são distribuídos gratuitamente. As mensagens também podem ser baixadas no site do ministério, onde também funciona uma rádio web com mensagens e louvores em pomerano 24 horas por dia.

O Projeto Pomeranos para Jesus também é fruto e serve de testemunho de que vale a pena investir em Missões da Pioneira.

2 thoughts on “Pr. Valério: “Quero ser sempre um pastor novo, um novo pastor, na verdade um pastor atualizado”

  • 28/09/2019 em 03:35
    Permalink

    Deus continue abençoando e usando o Pastor Valério em Sua obra!!

  • 02/10/2019 em 10:09
    Permalink

    Pastor Valério li a matéria e é realmente uma situação difícil, mas OREMOS todos numa só voz, Deus não desampara os seus, ELE é fiel e eterna a sua benignidade ….
    SHALOM
    Deus abençoe o seu ministério mais e mais

    Um abraço

    Osvaldina Prezilius

Fechado para comentários.